leilão abact 2014 | 2ª edição

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT realizará dia 10 de fevereiro de 2014 a segunda edição do Leilão ABACT com obras de renomados artistas e lances iniciais 30% abaixo do valor de mercado.

As 36 obras que irão a leilão foram criteriosamente selecionadas e doadas por importantes galerias associadas promovendo simultaneamente o fomento ao colecionismo, o diálogo entre as galerias e a arte contemporânea brasileira, a divulgação de seus artistas e claro, de suas galerias.

A primeira edição do Leilão ABACT foi realizada em 2011, com a finalidade de estruturar e equipar a sede da Associação, bem como promover o aumento de sua equipe de profissionais e assim criar novas frentes de trabalho e pesquisa.

Com os fundos obtidos por meio do leilão, a entidade fortalece e amplia sua estrutura física e sua equipe, conseguindo gerar e gerenciar ainda mais parcerias, fortalecendo as chances de articular novos projetos e retornar o benefício aos associados e ao setor da arte contemporânea. Dessa forma, pode dar continuidade a projetos já iniciados e promover novas ações que visem o desenvolvimento do setor.

A ABACT tem o compromisso de identificar e criar oportunidades institucionais e comerciais para as galerias de arte contemporânea do mercado primário e nos últimos dois anos estabeleceu diálogos com órgãos governamentais a fim de desburocratizar e consolidar o mercado de arte no Brasil, sobretudo do ponto de vista tributário. A Associação procura desenvolver mecanismos e propor políticas junto a instâncias governamentais e instituições como o Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Bienal de São Paulo, ApexBrasil, BNDES, SEBRAE, entre outras.

Para 2014, a entidade busca ampliar ainda mais sua presença institucional junto aos órgãos governamentais, criar e reforçar ferramentas e oportunidades para que as galerias associadas se formalizem e atuem no mercado interno e externo.

REGULAMENTO DO LEILÃO ABACT 2014

  1. Para todas as finalidades do presente Leilão ABACT 2014, os seguintes termos têm os significados abaixo:
    1. Arremate: valor total pago pela Obra vendida no Leilão;
    2. Artista Plástico: significa o profissional responsável pela criação e produção da Obra;
    3. Exposição: refere-se ao período em que as Obras ficarão expostas ao público para apreciação e análise na Pinacoteca.
    4. Leilão: refere-se ao evento, com entrada gratuita, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2014, sendo regido pelo presente Regulamento e cujo inteiro teor é aceito pelas Partes;
    5. Obra: significa o trabalho artístico personalizado e exclusivo realizado e confeccionado por um artista plástico de renome; e
    6. Termo de Arremate: refere-se ao compromisso firmado pelo arrematante da Obra no Leilão, onde deverá constar a declaração de responsabilidade de pagamento e retirada da obra.
  2. A Participação no leilão implica no entendimento e na aceitação do presente regulamento.
  3. As obras que compõe o presente Leilão ABACT 2014 estarão em exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo de 04 a 10 de fevereiro, no horário de funcionamento do museu.
  4. Todas as obras foram cuidadosamente selecionadas pelas Galerias Associadas à ABACT, e estas se responsabilizam pela sua autenticidade.
  5. As Obras são vendidas no estado em que se encontrarem, devendo ser analisadas pelos interessados previamente, não sendo admitidas reclamações posteriores quanto às condições físicas de qualquer lote.
  6. O Leilão terá lugar no dia 10 de fevereiro de 2014, a partir das 21 horas, à Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo/SP, CEP 01120-010, cabendo ao Leiloeiro Oficial, Sr. Aloísio Cravo Cardoso apregoá-lo (no pregão as obras serão apresentadas por meio de projeção).
    Ofertas por escrito poderão ser feitas até dia 08 de fevereiro através do e-mail marina.scaramuzza@abact.com.br
  7. O arrematante se compromete a efetuar o pagamento das obras adquiridas, acrescido do valor de 5% da comissão do leiloeiro, no prazo máximo de 03 (três) dias da data da arrematação.
  8. As Obras adquiridas devem ser retiradas impreterivelmente, em até 03 (três) dias após sua arrematação, por conta e risco do arrematante. A retirada da obra deverá ser feita nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro das 10h00 às 17h00 mediante comprovação do pagamento, na Pinacoteca à Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo/SP, CEP 01120-010.
  9. Caso a Obra não seja retirada no prazo previsto na cláusula nº 8 o arrematante se responsabilizará pelo pagamento dos custos de transporte e armazenagem que serão providenciados pela ABACT.
  10. Qualquer litígio subordinado à Legislação Brasileira e à jurisdição dos tribunais da Cidade de São Paulo, qualquer que seja o domicílio das partes. Casos omissos serão regulados pela Legislação pertinente em especial pelo Decreto 22.427/33, e suas disposições complementares.